Ecocardiograma / Eletrocardiograma

Sub Forum destinado à discussão de Temas relacionados com a Cardiopneumologia

Ecocardiograma / Eletrocardiograma

Mensagempor olinda em Sábado, 22 Dez 2007 18:11

Caros colegas, à dias surgiu-me uma dúvida, sobre ecocardiograma/ eletrocardiograma... Gostaria que me explicasem qual a diferença entre um e outro... e quando é que é mais indicado pedir um em detrimento do outro...

Beijinhos e Bom natal
olinda
Membro Sénior

Registado: Quinta, 13 Dez 2007 19:22

Mensagempor Fernando Leite em Sábado, 22 Dez 2007 19:40

Olá olinda !

Embora os nomes sejam parecidos na realidade são coisas bem diferentes.

O ecocadiograma é um tipo de ecografia ( eco doppler ) feito ao coração que permite visualizar as cavidades do mesmo e as raizes dos grandes vasos podendo diagnosticar varios tipos de patologia dando tambem uma informação da estrutura do coração.

Imagem

O electrocardiograma ( ecg ) é o registo electrico da actividade do coração que permite restrear arritmias, extrasistolias, etc etc.

Isto foi um explicação simplista claro está :wink:
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23
Área TDT: Radiologia

Electrocardiograma/Ecocardiograma

Mensagempor Patrícia Silva em Sábado, 22 Dez 2007 20:40

Pois é como explicou o Fernando:

O Electrocardiograma de repouso é o registo dos potenciais eléctricos provocados pelo músculo cardíaco e está indicado na detecção de arritmias, alterações na condução de impulsos eléctricos, para identificação de áreas lesadas do tecido cardíaco e para espessamento das câmaras cardíacas.
Depois temos o Electrocardiograma de 24 horas (Holter) que é o registo de 24 horas do ritmo cardíaco, e as Provas de Esforço que consistem na avaliação de vários parâmetros como o Electrocardiograma e a Tensão Arterial com o Esforço.

O Ecocardiograma é uma técnica não invasiva baseada na utilização de ultra-sons para o estudo da anatomia do coração e vasos circundantes. As imagens são adquiridas em Modo M, Bi dimensional e em Doppler. No Ecocardiograma podemos medir as câmaras cardíacas, a espessura das paredes, podemos ver a forma das estruturas cardíacas, como as válvulas e estudar a velocidade, direcção e organização dos fluxos.
Existe também o Ecocardiograma Transesofágico que já se trata de uma técnica invasiva e o Ecocardiograma de Sobrecarga.

Boas Festas!!
Patrícia Silva

Registado: Terça, 17 Jan 2006 23:22
Área TDT: Cardiopneumologia

Mensagempor olinda em Domingo, 23 Dez 2007 11:04

Muito obrigada!
Agora já estou mais esclarecida! :)
Como sabem esta não é a minha area, mas é sempre bom saber um pouco de tudo!
Já agora, ora expliquem-me lá o que é uma arritmia... eu tenho uma vaga ideia, mas quero saber mais ...
olinda
Membro Sénior

Arritmia

Mensagempor Patrícia Silva em Sábado, 29 Dez 2007 23:12

Olá!!

Sucintamente uma arritmia é uma perturbação que altera a frequência e/ou o ritmo dos batimentos cardíacos. O ritmo considerado normal é o ritmo sinusal.
Quando o ritmo não é regular trata-se assim de uma arritmia. Pode ser caracterizada por frequências cardíacas elevadas no caso das taquiarritmias ou por frequências cardíacas lentas, as bradiarritmias, ou ser apenas irregular com é o caso da Fibrilhação Auricular, que se trata de uma das arritmias mais comuns.

Espero ter-te esclarecido!!
Patrícia Silva

Re: Arritmia

Mensagempor Fernando Leite em Sábado, 29 Dez 2007 23:29

Patrícia Silva Escreveu:Olá!!

Sucintamente uma arritmia é uma perturbação que altera a frequência e/ou o ritmo dos batimentos cardíacos. O ritmo considerado normal é o ritmo sinusal.
Quando o ritmo não é regular trata-se assim de uma arritmia. Pode ser caracterizada por frequências cardíacas elevadas no caso das taquiarritmias ou por frequências cardíacas lentas, as bradiarritmias, ou ser apenas irregular com é o caso da Fibrilhação Auricular, que se trata de uma das arritmias mais comuns.

Espero ter-te esclarecido!!

Olá Patricia !

Existe algum tipo dessas arritmias que esteja ligado ao periodo de sono da pessoa, ou seja dar durante o sono ?
Imagem Imagem
Fernando Leite
Fundador

Registado: Terça, 11 Out 2005 22:23

Arritmia

Mensagempor Patrícia Silva em Domingo, 30 Dez 2007 13:06

O que acontece a uma pessoa sem qualquer patologia é que durante o sono a frequência cardíaca baixe, tendo então períodos de bradicardia. Isto é considerado o ritmo circadiano normal, como o corpo está em repouso a frequência baixa.
Patrícia Silva

Mensagempor olinda em Sexta, 04 Jan 2008 17:55

Ok... muito obrigada Patricia!
olinda
Membro Sénior

Mensagempor lilipat em Domingo, 06 Jan 2008 22:13

Aproveitando os esclarecimentos, vou tirar uma dúvida.

O sistema nervoso alterado pode provocar taquicardia? Ou a taquicardia só se manifesta em casos de problemas de coração?
"Se caíres sete vezes, levanta-te oito" (provérbio chinês)
lilipat
Membro Veterano

Registado: Terça, 25 Out 2005 14:32
Área TDT: Análises Clínicas

Mensagempor Henrique Pimenta em Domingo, 06 Jan 2008 22:17

lilipat Escreveu:O sistema nervoso alterado pode provocar taquicardia?

Um susto, por exemplo, provoca normalmente taquicardia...
Henrique Pimenta
[email protected]
Henrique Pimenta
Webmaster

Registado: Segunda, 12 Jun 2006 22:10

Mensagempor lilipat em Segunda, 07 Jan 2008 15:47

Henrique Pimenta Escreveu: Um susto, por exemplo, provoca normalmente taquicardia...

Sim, claro. lol

Eu não estou a referir-me a um situação momentânea. Não me expressei bem...Eu quero referir-me a uma situação continuada, mas em que a taquicardia só aparece de vez em quando. Do tipo: sente-se o coração a bater muito depressa por uns segundos e depois passa
lilipat
Membro Veterano

Re:

Mensagempor RMO em Sábado, 26 Jan 2008 23:40

lilipat Escreveu:O sistema nervoso alterado pode provocar taquicardia?

Minha cara, pense no seguinte: em situações de stress (físico, emocional), por exemplo, a actividade do sistema nervoso simpático está aumentada por acção do SNC. Ora, as fibras nervosas simpáticas, como deve saber, actuam sobre as células do nó SA (o pacemaker natural do coração em condições normais), por meio da norepinefrina secretada pelos neurónios simpáticos pós-ganglionares bem como da epinefrina secretada pela medula das glândulas adrenais, estimulando-o. Isto traduz-se numa despolarização mais rápida das células pacemaker, aumentando assim a frequência de disparos de potenciais de acção por estas conduzindo, portanto, a um aumento da frequência cardíaca. A frequência cardíaca poder-se-à elevar o suficiente para que se possa considerar taquicardia. Pode ser provocada momentaneamente em resposta a um estímulo externo ou interno, o que é normal; se a situação é continuada/repetitiva/frequente poder-se-à dever a uma perturbação de ansiedade, desequilíbrio endócrino (hipertiroidismo, por exemplo), entre outros quadros...
RMO
Membro

Registado: Terça, 30 Out 2007 22:09

Re: Ecocardiograma / Eletrocardiograma

Mensagempor lilipat em Domingo, 27 Jan 2008 21:25

Obrigada, RMO.
lilipat
Membro Veterano

Mensagempor CPL em Sábado, 02 Fev 2008 22:11

explicaçao bem
copiada
CPL
Membro

Registado: Domingo, 19 Ago 2007 17:54

Fibrilhação auricular paroxística - na posição deitada - aju

Mensagempor joao2008 em Sábado, 27 Set 2008 20:55

Viva,

Chamo-me João e em Julho fui parar ao hospital com uma arritmia (Fibrilhação auricular paroxística). Estava a dormir profundamente e acordei com o coração a bater muito e de uma forma irregular. Depois de ter estado internado de urgência com uma Fibrilhação auricular paroxística, fiz nas semanas seguintes uma série de exames (ecocardiograma, Halter, etc) que não revelaram nada de anormal. De uma forma negligente e sem consultar um cardiologista deixei de tomar o Darob 160 mg (um beta-bloqueante), que me foi receitado na altura do meu internamento de urgência. Foi-me também diagnosticado um hipotiroidismo ligeiro, pelo que stou a ser medicado com Eutirox. Na altura pensei que talvez fosse esta a causa da arritmeia que tinha tido.

Desde então, estando de férias, continuo a acordar de vez em quando durante a noite com falta de ar e com o coração ligeiramente acelerado (algo mais ligeiro, mas semelhante ao que tive da outra vez) , com falta de ar, tosse e com o corpo um pouco a tremer. Levanto-me, ando um pouco e passa. Também tenho a mesma sensação quando estou deitado a ver TV sepecialmente voltado para o lado direito, ou mal sentado ao computador.

Ontem, fui novamente parar às urgências do hospital com uma nova arritmia (Fibrilhação auricular paroxística). Deu-me também durante o sono. Desta vez o batimento irregular foi bem mais forte. Voltei a tomar o Darob e estou muito preocupado em me voltar a deitar. Qual será o meu problema? É normal ter este tipo de coisa durante o sono? Faço desporto regularmente (corro cerca de 30 minutos por dia), não me drogo, não bebo nem fumo, nem tenho uma vida muito stressada (embora mais stressada nos dias em que ocorreram estes episódios).

Por favor ajudem-me. Estou muito preocupado e vou ser pai pela primeira vez brevemente. Já tenho consulta com um cardiologista mas só para o fim de Outubro.

Obrigado,

João
joao2008
Membro Iniciante

Registado: Sábado, 27 Set 2008 20:40
Área TDT: Não aplicável

Mensagempor Diane em Terça, 30 Set 2008 14:49

Ola, desculpem esta pergunta, é uma a parte.
É verdade que os tecnicos de cardiopneumologia tem habilitaçoes para fazer os ecocardiogramas? Tenho ideia que eles tem um semestre de ultrasom cardiovascular, e depois... Fazem estagio na area??
Diane

Registado: Sábado, 21 Jun 2008 23:23

Mensagempor Diane em Terça, 30 Set 2008 14:54

Joao, peço desculpa pois fui um pouco insensivel, espero que te corra tudo bem.
Diane

Mensagempor Tania Martins em Terça, 30 Set 2008 20:00

Sim cara Diane os Técnicos de Cardiopneumologia têm habilitações para realizar ecocardiogramas.
Para sua informação não se chama "ultrasom cardiovascular" a cadeira em causa é mesmo "Ecocardiografia I e II".
Depois os Técnicos têm uma formação de dois anos na entidade hospitalar onde exercem a Cardiopneumologia (aqueles que se encontram nessa vertente) e só passados esses dois anos é que têm a a autonomia para realizar os ecocardiogramas.
A sua pergunta é como perguntar se os Radiologistas têm as devidas habilitações e capacidades para realizarem radiografias???
Mais que nunca esta é uma época para os mais diversos Técnicos da Saúde se respeitarem entre si!
Tania Martins
Membro Iniciante

Registado: Sábado, 24 Mar 2007 23:08

Mensagempor CarlaMartins em Terça, 30 Set 2008 20:12

Em resposta ao joao2008:
Não sei em que te podemos ajudar. A verdade é que arritmias paroxísticas são frequentes, principalmente em jovens, e tanto podem ter como causa uma patologia ou não. Mas isso tem de ser estudado. A função de um Técnico de Cardiopneumologia é a realização e interpretação dos exames, não o diagnóstico de situações patológicas. Compreendo a tua apreensão, mas terás mesmo de consultar um Cardiologista.
Em relação ao HIPOTIROIDISMO, este geralmente leva a uma diminuição da frequencia cardíaca. O aumento é geralmente consequência do HIPERTIROIDISMO.

Em resposta à Diane:
Sim, o Técnico de Cardiopneumologia está habilitado a realizar ecocardiogramas (se bem que o eco transesofágico e o de stress geralmente devem ter supervisão médica). Temos um anos de aulas teóricas e está contemplado no nosso estágio.
O facto de não haver muitos CPL a faze-lo prende-se, na maior parte das vezes e na minha opinião, com o rendimento desse mesmo exame ($$$). É um exame bastante caro, principalmente no privado. Claro que o facto de precisar de ser assinado por um cardiologista tb ajuda, mas assim tb eles fariam os outros exames que fazemos... pk será k ñ os fazem? :roll:
Wouldn't it be easier just to humor me?
CarlaMartins
Membro

Registado: Quarta, 27 Jun 2007 16:53

Mensagempor Diane em Quarta, 01 Out 2008 12:17

Cara Tania,
Por Favor não devem leve a mal a minha pergunta!!
Pois estou a fazer uma pesquisa para um trabalho que estou a fazer. Estou ca em Portugal á relativamente pouco tempo e este tema interessa me bastante. A minha pesquisa é comparar o curso, unidades curriculares, e estagios de um Tecnico de Cardiopneumologia com um Tecnico Radiologista em relação á realização de ecografias. Eu digo "ultrasom cardiovascular" porque foi esse o termo utilizado como unidade curricular num dos cursos de Cardiopneumologia.
Peço desculpa devia me ter explicado melhor.

Desde já obrigado a todos pela informação!!
Diane

Mensagempor joao2008 em Quarta, 01 Out 2008 14:54

Cara Carla Martins,

Obrigado pela sua resposta,

Já compreendi que talvez não esteja no fórum mais apropriado :) mas já agora, como eu tinha dito e como estou a tentar encontrar uma causa para o meu problema, foi-me diagnosticado hipotiroidismo, pelo que estou a ser medicado. No entanto, numa consulta de clinica geral o médico disse que achava que o diagnóstico estava errado pelo que fiquei bastante confuso :(

Os valores das análises foram:

Tudo normal com excepção de:
TSH - 7.99 0,46-4.7
AAT - 180 <60
AAM - 310 <60

Como tive nova fribilhação auricular, gostava de saber se é mesmo hipotiroidismo o que tenho e não Hipertiroidismo e nesse caso ja havia uma explicação para a minha fibrilhação. Será que me pode responder?

Obrigado,

João
joao2008
Membro Iniciante

Registado: Sábado, 27 Set 2008 20:40

Mensagempor fertai em Quinta, 16 Fev 2017 11:03

Desenterro este tópico para perguntar como terá ficado o Joao que aqui se queixou
fertai
Membro Iniciante

Registado: Quarta, 15 Fev 2017 18:22

Voltar para CARDIOPNEUMOLOGIA

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes